Angola ocupa a 7.ª posição na lista dos dez países com taxas de juros mais altas no mundo


Angola é actualmente um dos 10 países com as taxas de juros mais altas do mundo, segundo os dados disponibilizados pelos Bancos Centrais e pelo Trading economics, até Julho deste ano.

De acordo com um artigo publicado nesta segunda-feira (08), no ‘Jornal Mercado’, recentemente o Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa básica de juro (Taxa BNA) em 20%. Assim, numa lista de 168 países do mundo, Angola ocupa a 7.ª posição.

O Ranking é liderado pelo Zimbabwe, após o banco Central daquele país subir a taxa de juro de 80% para 200%, com o objectivo de tentar controlar a inflação, que chegou a ultrapassar os 200% em Julho deste ano. O Zimbabwe, por exemplo, abandonou a sua moeda em 2009 devido à hiperinflação, embora tenha sido reintroduzida mais tarde, várias moedas são usadas no país, incluindo o dólar americano e o rand sul-africano.

Constam também na lista dos 10 países com as maiores taxas: Iêmen (52%), Ucrânia (25%), Sudão (23,8%), Angola (20%), Libéria (20%), Gana (19%) e Moldávia (18,5%).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *