Angola gastou 1,3 milhões de dólares com importações de alimentos


53 partilhas

Sergio Santos Secretário de Estado para  a Economia disse  nesta quarta-feira (11) de Dezembro, em Luanda, que em apenas dez meses, foram gastos 1,3 mil milhões de dólares norte-americanos em importações de produtos da cesta básica.

A informação foi avançada ontem em Luanda, que de Janeiro a Outubro de 2019 os gastos fizeram um total de 1,3 mil milhões de dólares que distribui-se para as importações de arroz que equivale a 305 milhões de dólares, 205 milhões para a carne e o frango, 137 milhões  para o açúcar, 124 milhões para a farinha de trigo enquanto o óleo de palma atingiu os 180 milhões de dólares.

Para o Sergio Santos o país precisa mudar está realidade, “todos estes produtos podiam ser perfeitamente produzidos em Angola. Esta é a realidade que o país precisa de mudar. O país deve deixar de persistir neste caminho” de importações excessivas de produtos básicos.

O governante acrescentou ainda que para alterar esse cenário e acabar com a  dependência das importações  o país precisa de dois mil milhões de dólares e que  o executivo traçou medidas para o fomento da produção interna e melhorar o ambiente de negócios.

Apesar de reconhecer que os recursos ainda não são suficientes, o Secretário de Estado afirmou que os montantes disponibilizados permitirão que o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) e do Programa de Apoio ao Credito (PAC)  entrem na fase de consolidação em 2020 e atingir a devida velocidade em 2021.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

53 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *