Angola entre os países que mais ganham devido à aposta na capacidade digital


Angola consta do mais recente relatório sobre os 50 principais mercados industrializados do mundo, listados pelo “2022 Índice da Agility”, que dá destaque as principais economias africanas que lutaram para melhorar as suas infra-estruturas, condições empresariais e competitividade global em relação a outros mercados.

O estudo, classifica os países em termos de competitividade global com base as condições empresariais e, pela primeira vez, na capacidade digital, factores que os tornam atractivos para fornecedores de logística, serviços de cargas, transportadores aéreos e marítimos, distribuidores e investidores. O índice inclui um inquérito a 756 profissionais da indústria.

A capacidade digital, tem a ver com as competências digitais, formação, acesso à Internet, crescimento do comércio electrónico, condições de investimento, e capacidade de alimentar as startups, bem como factores de sustentabilidade de energias renováveis, menor intensidade de emissões e iniciativas verdes.

“A competitividade dos países dos mercados emergentes será determinada pela sua capacidade de desenvolver negócios e reservas de talentos digitalmente qualificados, assim como encontrar a determinação de reduzir as suas emissões de formas a estimular o crescimento em vez de o sacrificar”, afirmou CEO Tarek Sultan.

Essa é uma das descobertas de “2022 Índice da Agility dos Mercados Emergentes Logísticos”, o ranking de 50 principais mercados industrializados do mundo. O índice deste ano traz destaques positivos em relação à África Subsaariana que é  liderada pela África do Sul, que no controlo global ocupa a posição 24, o Quénia (28), Ghana (32), Nigéria (34), Tanzânia (42), Uganda (43), Etiópia (45), Moçambique (46) e Angola (47).

O reconhecimento internacional da evolução de Angola, de acordo com comentários ao ranking, significa que as transformações que têm sido implementadas sob liderança do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social são uma reposta local a desafios globais e que são tidos em conta pelos principais operadores a nível do mundo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *