Afinal, Isabel dos Santos usou mesmo os 135 milhões da Sonangol para pagar consultoras


A empresária Isabel dos Santos terá mesmo usado os 135 milhões da Sonangol para pagar serviços de consultoria prestados no âmbito do processo de reestruturação da petrolífera angolana.

Quando Isabel dos Santos saiu da petrolífera, um dos actos de gestão questionado foi a transferência de 135 milhões de dólares para a Matter, no Dubai. Agora, há documentos que o português Jornal de Negócios consultou que confirmam que este dinheiro foi de facto usado para pagar a consultoras.

O Negócios consultou documentos relativos a este caso e constatou que, efectivamente, foram transferidas verbas para o pagamento de serviços prestados no âmbito do processo de reestruturação da Sonangol. Entre as empresas que foram remuneradas pela Matter Business Solutions, que tinha como directores Mário Leite Silva e Paula Oliveira (esta última também acionista), constam a Boston Consulting Group (BCG) e a PwC.

Estas novas informações vão de encontro com o que Isabel dos Santos na altura PCA da Sonangol tem afirmado após  acusações levantada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas, que investigou o caso, referia que, embora existissem facturas dos serviços, estas apresentavam “informação muito escassa sobre os serviços de consultoria que terão sido prestados à petrolífera, levantando dúvidas sobre o controlo e a verificação dessas despesas pela empresa pública angolana”.

De acordo com informações avançadas pelo mesmo jornal, a McKinsey, a sociedade de advogados Vieira de Almeida, a Odkas, a Ucall e a Neves e Almeida foram pagas pelos trabalhos realizados para a petrolífera angolana e sinalizaram esse facto passando facturas. As duas empresas que mais ganharam com os serviços prestados à Sonangol foram a BCG e a PwC, 31 milhões de dólares e 21 milhões, respectivamente. A McKinsey recebeu 15 milhões de dólares e a Odkas 11 milhões.

Segundo a mesma fonte, o dinheiro foi transferido para a Matter Business Solutions, com sede no Dubai, para que esta, enquanto entidade coordenadora do processo de reestruturação da Sonangol, pagasse serviços de consultoria.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *