Doença não identificada mata 25 pessoas em Cacuaco


Uma doença estranha tem causado a morte de várias pessoas na comuna da Funda, Cacuaco. Os sintomas da doença são idênticos aos da Malária, mas de uma forma mais avançada.

Doença estranha tem afectado nestes últimos meses a população da comuna da Funda, Cacuaco, tendo causado a morte de 25 pessoas, sendo a sua maioria crianças com menos de 10 anos de idade.

A directora municipal da Saúde em Cacuaco, Catarina Oapanga, considera a doença ” Perigosa “, pois é uma doença na qual os primeiros sintomas são idênticos ao da Malária, e em seguida febres muito altas, dores abdominais, a hemoglobina diminui, e por fim a morte; 21 óbitos em pouco espaço de tempo, entre os meses de Abril e Maio.

A directora municipal da Saúde junto com uma equipa de Agentes de Vigilância Sanitária apelaram a população sobre os perigos desta doença e o que podem fazer para prevenir-se. Distribuíram também mosquiteiros, água potável juntamente com lixívia e desinfectaram algumas das áreas mais afectadas da comuna.

Os médicos da comuna, estão à avaliar o diagnóstico da doença em função das notificações de aumento de casos de óbitos e descobrir o indício desta doença.

O administrador do município de Cacuaco, Carlos Alberto Cavuquila, também deslocou-se até a comuna, para inteirar-se da situação, acompanhado de uma equipa multi-sectorial para analisar este caso.

Exit mobile version