Dez anos depois, executivo prepara condições para realizar Censo Geral da População


O executivo angolano vai realizar o segundo Censo Geral da População no próximo ano, dez anos depois da realização do primeiro, em 2014, que apurou um total de 25.789.024 habitantes, dos quais, Luanda liderava a lista com maior concentração populacional correspondente a 6.945.386.

DR

O Presidente da República, João Lourenço, criou, por Despacho, uma comissão multissectorial de apoio à realização do próximo Censo da População, previsto para o ano de 2024. A referida comissão, de acordo com o Despacho, publicado em Diário da República de 30 de Dezembro de 2022, citado pelo JA, vai ser coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

A mesma comissão multissectorial deve apresentar, até ao final deste mês de Janeiro, o Plano e Cronograma de actividades referentes ao processo do Censo Geral da População. A Proposta de Lei de Autorização Legislativa, foi aprovado pelos deputados à Assembleia Nacional, em Junho do ano passado, com 122 votos a favor e um contra.

Antes da realização do Censo 2024, o país poderá realizar, ainda este ano, um censo piloto, segundo fez saber o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, em Julho do ano passado, em Luanda.

Relativamente ao Censo 2024, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, avançou, em Novembro do ano passado, que o Executivo angolano quer trabalhar com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) na realização desta empreitada, bem como na criação de um programa sobre dividendo demográfico.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *