O Serviço de Investigação Criminal (SIC), deteve recentemente na província do Uíge, duas estudantes do 4.° ano de análises clínicas, de 26 e 28 anos, suspeitas de terem usado certificados falsos do ensino médio para ingressar na universidade.
Segundo o porta-voz do SIC-Uíge, Zacarias Fernando, o crime foi denunciado pela direcção do Instituto Superior Politécnico Privado do Uíge (ISPPU), tendo as autoridades desencadeado uma investigação que determinou que os nomes das acusadas não constavam na base de dados do referido instituto médio em referência no certificado, o que levou a sua detenção.
O Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), adiantou que a direcção do instituto será intimada devido aos prejuízos causados as alunas.
Foi revelado ainda, que existem diversos colégios na província do Uíge que não estão legalizados pelo Ministério da Educação, nem pela Delegação Provincial da Educação, e que poderá ocorrer o caso das referidas alunas terem frequentado o ensino médio nestes institutos.
As jovens foram conduzidas para a cadeia da comarca do Congo, onde vão aguardar o julgamento.
0 Comentário