Designer angolana “Agata Reis” indicada ao “BEFFTA Awards 2013” no Reino Unido


A designer angolana “Agata Reis”, continua a brilhar no mundo da moda no Reino Unido. Depois de ser tornar a primeira criadora angolana a desfilar na Semana da Moda Africana da capital britânica, a designer foi indicada na categoria “Melhor Estilista da comunidade Negra no Reino Unido”, no Black Entertainment Film Fashion Television and Arts (BEFFTA Awards 2013). O anúncio ocorreu recentemente no site oficial da BEFFTA.

Modelo desfilando roupa da colecção com Agata Reis nas passarelle da Semana da Moda Africana

A colecção da angolana “Agata Reis” foi uma das principais atracções da Semana da Moda Africana de Londres (AFW). Com o tema de apresentação da cantora angolana de afro house , Maya Zuda “Simba we”, a estilista pretendia levar uma sonoridade diferente e queria apresentar o estilo angolano moderno. Com está apresentação Agata assegurou a sua presença na próxima edição da Semana da Moda Africana em 2014.

Formada em moda pela  University For The Creative Arts, e radicada na capital britânica, destino da diáspora familiar, Agata confessa que o facto de ter sido a primeira e única angolana na AFW – que este mês assinalou a 3.ª edição – aguçou-lhe o sentido de pátria.

Depois da grande estreia, Agata foi destaque na imprensa britânica pela BBC, que incluiu a colecção da angolana numa galeria online dedicada ao evento.

A recém-conquistada visibilidade garantiu a designer angolana a indicação para o Black Entertainment Film Fashion Television and Arts (BEFFTA Awards 2013), na categoria “Melhor Estilista da comunidade Negra no Reino Unido”.

Agata Reis adiantou-nos que já trabalhou nos bastidores da Semana da Moda de Londres, no apoio a vários designers, recorda a criadora, que antes de se introduzir no mercado fez questão de percorrer as diferentes áreas do negócio, da fotografia ao guarda-roupa, passando pelas Relações Públicas.

Hoje Agata é proprietária da Creative Enterprise, microempresa lançada em Março deste ano, a estilista, desenvolve o potencial da marca Agata Reis sem perder de vista a responsabilidade social.

Aliás, conforme explica a empresária, a presença na AFW surgiu a partir do projecto Barnets Creative Enterprise Social Club.

Sempre tive como meta o trabalho comunitário, por isso decidi fundar este clube em Barnet, a zona onde vivo, revela, adiantando que esta estrutura promove, através da moda, a educação dos mais jovens e o apoio a desempregados, da mesma forma que permite angariar fundos para acções locais.

O resultado, que este ano foi coroado com a participação na AFW, permite levantar a ponta do véu da primeira grande colecção de Agata Reis, intitulada Sunshine (Raio de Sol).

A designer não esconde a ambição de, um dia, vestir todos os homens, mulheres e crianças de África. A começar por Angola, a pátria que aprendeu a desbravar à distância.

Educada pela sua família a viver no estilo angolano, com grandes festas, almoços prolongados, boa música, comida, enumera a estilista, orgulhosa de construir uma nova herança a partir deste mosaico de influências.

Sou uma mistura de dois mundos (Angola e Inglaterra), e a minha colecção reflecte a minha história: gira em torno do ideal de superação e da expressão da verdadeira identidade. Veja mais fotos:

[new_royalslider id="23"]

Para votar basta acessar o link: http://beffta.com/voting e votar na categoria Fashion Designers 2. Best Famale Fashion Designer ……1 opção….. “AGATA REIS”

Exit mobile version