Um cidadão que se dedicava à actividade de garimpo, morreu, dois ficaram gravemente feridos e três estão desaparecidos em consequência de uma derrocada numa mina de ouro improvisada no município da Jamba, na província da Huíla.
Segundo Angop, os bombeiros foram accionados por volta das 17 horas desta segunda-feira (4), tendo a equipa resgatado o corpo de um homem e dois feridos, mas receberam informações de testemunhas, segundo as quais havia mais três homens nas galerias, que até agora não foram encontrados.
O comandante municipal dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, André Elias Domingos avançou que as vítimas, são cidadãos entre 24 e 39 anos, que efectuavam a exploração artesanal e ilegal naquela localidade.
Assinalou que as buscas por sobreviventes foram suspensas, devido à instabilidade do solo no local, agravado pela chuva e a falta de meios técnicos para o efeito.
A exploração ilegal de ouro na Jamba tornou-se desenfreada desde 2018, altura em que começaram os estudos para aferir a qualidade do produto.