“Deixa-se surpreender” é a mensagem do Papa Francisco para o quarto dia do retiro quaresmal


A igreja católica está a viver o tempo da quaresma e “Deixar-se surpreender por Deus” é o tema de meditação do quarto dia dos exercícios espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana a decorrerem em Ariccia, nos arredores de Roma.

Na mensagem da quaresma de 2015 Papa Francisco fala para as comunidades e para cada um dos fiéis que a Quaresma é sobretudo um «tempo favorável» de graça (cf. 2 Cor 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: «Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece.

Em Ariccia, os Exercícios Espirituais estão a realizar-se na Casa Divino Mestre, recanto da Família Paulina na Itália. O anfitrião do Papa Francisco é o brasileiro Padre Valdir José de Castro, recém-eleito Superior da Pia Sociedade de S. Paulo. Em entrevista ao Programa Brasileiro, o sacerdote fala da alegria de receber o Santo Padre:

“Nós estamos muito contentes em acolher o Papa Francisco na nossa casa de retiro em Ariccia. Há pouco, nós terminamos o X Capítulo Geral, onde tivemos muito presente a Exortação Apostólica do Papa, a “Evangelii Gaudium”. E a presença do Papa na nossa casa é uma confirmação dessa alegria de termos também esta Exortação como uma guia segura e muito atual para a nossa evangelização com os meios de comunicação social. O Papa esteve aqui no ano passado, está voltando este ano, é sinal de que gostou e, para nós, é uma grande alegria e satisfação tê-lo entre nós.”

 

Exit mobile version