As crianças e adolescentes em todo país, com idades entre 12 e 17 anos, começam a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira, 16 de Dezembro, informou ontem em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A ministra que falava durante a actualização dos dados da pandemia no país, fez saber que o cadastro para as crianças adolescentes estará disponível no portal de vacinas (vacina.gov.ao) ou através de equipas de voluntários a nível nacional que fazem o cadastro gratuito.
A vacinação da terceira dose de reforço para os cidadãos que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de seis meses, terá início quinta-feira (16), em todo território nacional, informou o Ministério da Saúde.
“Apelamos a todos os cidadãos que ainda não foram vacinados e os que não completaram a segunda dose para que se dirijam aos postos de vacinação”, disse a ministra da Saúde, sublinhando que “há vacinas suficientes para toda população alvo”.
Sílvia Lutucuta reafirmou o apelo para a ida dos cidadãos aos postos de vacinação, por ser, até à presente data, a via mais eficaz de prevenção contra a doença.
Adiantou que a terceira dose será feita, maioritariamente, com a Pfizer, apesar de poder ser aplicada outras. “Não é há risco nenhum. É seguro”, reforçou.
Em Angola estão a ser administradas as vacinas da AstraZeneca, Sinopharm, Sputinik, Johnson & Johnson, Pfizer e a Moderna.