Um menino namibiano, de dois anos, perdeu grande parte da visão e da sensibilidade no olho esquerdo depois de ser beijado por alguém com o vírus do herpes. O caso ocorreu em Windhoek, Namíbia.

Foto: DR
A mãe da criança, partilhou a história nas redes sociais para alertar sobre os riscos de beijar bebés e crianças pequenas. Segundo a mulher, há cerca de sete meses, quando o filho tinha um ano e 4 meses, desenvolveu uma infecção ocular grave. Os médicos identificaram uma ferida aberta na córnea, descrita como um “defeito na córnea”, com uma lesão de 4 mm.
Especialistas explicam que o herpes simples tipo 1 (HSV-1), conhecido por causar aftas e feridas na boca, pode ser transmitido pelo contacto directo com a pele, saliva ou secreções de uma pessoa infectada.
No caso do menino, os médicos acreditam que alguém com uma ferida activa beijou o seu olho ou sua mão, e depois ele tocou no próprio rosto, levando o vírus para a região ocular.
O vírus do herpes não tem cura e pode causar infecções recorrentes ao longo da vida. No caso da criança, além da perda significativa da visão, o olho afectado permanece constantemente infectado.