Criança é rejeitada pelo grupo de escoteiros por ter mudado de sexo


Um menino de apenas 8 anos, residente da cidade de Nova Jérsia, nos EUA, foi convidado a sair do grupo de Escoteiros local, um mês depois de ter entrado, por ser um transgênero.

O menino Joe Maldonado, queria muito fazer parte de um grupo de escoteiros porque alguns dos seus amigos mais próximos faziam parte da instituição. Um mês depois de conseguir entrar no grupo de escoteiros “Pack 87 Seacausus”, Joe, foi convidado a sair por ser “Transgênero”.

Muito triste e zangado, Joe Mandonado sente-se injustiçado pela instituição por não ter nascido uma menina.

“Não é justo que por ter nascido rapariga, eles não me deixem fazer parte do grupo”, disse  Joe  confessando estar “muito triste e zangado”.

A mãe do menino inconformada com a retirada do filho no grupo de escoteiros, Kristie Madonado diz que nunca havia escondido que seu pequeno Joe era transgênero e que era aceite por todos os outros rapazes da escola onde estuda, e se esta retirada é por ele não ter nascido rapaz.

“Se me tivessem dito isto logo no início eu tinha que aceitar. Isto é um assunto sensível e é uma organização privada. Mas não podem aceitar uma criança e depois mandá-la embora um mês depois. Por não ter nascido rapaz, não podia voltar aos escoteiros”, explicou Kristie mãe de Joe decepcionada.

Os responsáveis pelo grupo de escoteiros da qual Joe foi retirado não fez qualquer tipo de comentário acerca do assunto. Num comunicado tornado público, o diretor de comunicação dos Escoteiros da América justificou a decisão do grupo por “Joe não ter as condições elegíveis para participar no programa”. O comunicado acrescenta, ainda, que os dados da certidão de nascimento, como a informação do sexo biológico, são determinantes para a decisão de quem pode integrar este grupo.

Transgênero são pessoas que têm uma identidade de gênero ou expressão de gênero diferente de seu sexo atribuído. As pessoas transgêneros às vezes são chamadas de transexuais  se desejam assistência médica para a transição de um sexo para outro.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!