Angola registou mais um caso confirmado de Mpox, mais conhecida por varíola dos macacos e o país conta agora com um total de dois casos. Este novo é fruto do contacto do primeiro, registado no dia 14 do corrente mês.
O primeiro caso, recorda, é de uma cidadã de 28 anos e o segundo de uma criança de 2 anos, ambos membros da mesma família e residentes no Cazenga.
As duas pacientes encontram-se internadas no centro de tratamento de endemias e pandemias, CETEP, com um quadro clínico satisfatório, segundo a médica epidemiologista da Direcção Nacional de Saúde Pública, Rosa Moreira, citado pela Rádio Nacional de Angola.
“Angola notifica o segundo caso confirmado de mpox. Trata-se do caso suspeito já comunicado que se encontrava sob observação. É uma criança do sexo feminino de dois anos de idade, filha da cidadã do primeiro caso. Os dois casos encontram-se clinicamente estáveis sob cuidados da equipa de gestão do mpox do Centro de Tratamento para Epidemias e Pandemias do Ministério da Saúde. O MINSA reforça o apelo a calma e recomenda a toda população a seguir a recomendação e mais nada, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, se tiver sintomas procure a unidade sanitária mais próxima ou ligue para o 111”, alertou.
0 Comentário