Um novo estudo, publicado na revista científica Journal of Clinical Investigation, revelou um benefício potencial inesperado da infecção grave por covid-19, que pode ajudar a encolher tumores cancerígenos.
Está descoberta baseada em pesquisas realizadas em mosquitos, abre novas possibilidades para o tratamento do cancro e lança luz sobre as complexas interacções entre o sistema imunológico e as células cancerígenas. Mas certamente não significa que as pessoas devam tentar activamente pegar covid.
Os dados que destacam ainda a importância do sistema imunológico no cancro são consideráveis, e muitos medicamentos têm como alvo o sistema imunológico, liberando todo o seu potencial, um foco importante da pesquisa.
Este mesmo estudo concentrou-se num tipo de glóbulo branco chamado monócito. Estas células imunológicas desempenham um papel fundamental na defesa do organismo contra infecções e outras ameaças.
No entanto, em pacientes com cancro, os monócitos podem, às vezes, ser “sequestrados” por células tumorais e transformados em células favoráveis ao cancro, que protegem o tumor do sistema imunológico.
O que os pesquisadores descobriram foi que a infecção grave por covid-19 faz com que o organismo produza um tipo especial de monócito com propriedades anticancerígenas únicas. Estes monócitos “induzidos” são especificamente treinados para atacar o vírus, mas também retêm a capacidade de combater as células cancerígenas.