Covid-19: Universitários podem ser desafiados a “queimar as pestanas” após Estado de Emergência


Parece que para se recuperar o tempo perdido, além de se prolongar o ano lectivo 2020 para até Janeiro de 2021, os estudantes do ensino superior em Angola, deverão ter uma carga horária mais pesada, tendo aulas até aos Sábados e descansar apenas aos Domingos, de modo a compensarem o tempo que estão parados devido o Estado de Emergência, que deu origem a suspensão das aulas logo na primeira semana após o seu arranque. 
A informação chegou nesta segunda-feira (4) de Maio, a imprensa, tendo sido divulgada pelo próprio Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, conforme assegura a Lusa.
A medida deverá ser adoptada “caso as necessidades de organização dos horários e das turmas assim o exija”, clarifica o documento, referindo que a possibilidade está contemplada no decreto presidencial n.º3/17, de 26 de janeiro, que aprova o novo calendário académico. Apesar de ainda não ter se definido uma data para se recomeçar as aulas, o ministério em causa aconselha às instituições a criarem condições para a retoma da actividade tendo em conta as medidas de prevenção.
O documento refere ainda que o objectivo dessa medida, é de garantir um mínimo de semanas lectivas que permitam cumprir os programas curriculares.
No documento assinado pela ministra do sector, Maria do Rosário Sambo, o organismo recordou que as instituições do ensino superior estão apenas autorizadas a cobrar propinas até um valor máximo 60% enquanto durar o estado de excepção temporária.
Angola conta já com 35 casos confirmados da covid-19, nomeadamente 22 casos ativos, 11 recuperados e dois óbitos.
O país cumpre o terceiro período do estado do estado de emergência que estende até domingo, 10 de maio.
Por: Garcia Alberto

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *