Os passageiros que chegarem amanhã, quarta-feira 05 de Janeiro, no Aeroporto 4 de Fevereiro já vão pagar pelo menos 11.278 mil kwanzas para fazer o teste obrigatório segundo determina o decreto executivo ”662/21” dos ministérios das Finanças, Transportes e da Saúde.
O Secretário de Franco Mufinda, que fazia a actualização dos dados da Covid-19 nesta segunda-feira (03), explicou que estão criadas todas as condições técnicas para o efeito.
O referido Decreto, determina que o pagamento obrigatório é feito nas instalações aeroportuárias durante a realização dos testes.
Os valores cobrados pelas Instituições do Sistema Nacional da Saúde Pública serão revertidos (67,79%), e para o Mistérios dos Transportes (37,21%) para o Ministério dos Transportes.
Recentemente o Ministério da saúde (MINSA), anunciou a testagem em massa em diversos pontos da cidade Capital.
E segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, a intenção é recolher dados sobre o nível de contágio da doença, desde os assintomáticos, pessoas já vacinadas que testaram positivo, entre outros resultados. E que estratégia visa reduzir a cadeia de transmissão da doença, daí a redução da força de trabalho, entre outras medidas tomadas pelo Governo.