Cerca de 1.359 taxistas e cobradores testaram nesta segunda-feira (31) de Agosto, nos municípios do Cazenga e Cacuaco, em Luanda, aos exames rápidos, numa realização da Comissão Interministerial de Combate à Covid-19, tendo este obtido um resultado de 44 casos reactivos. Os mesmo já foram isolados e aguardam pelo resultado definitivo, que deve ser confirmado através do teste de Biologia Molecular RT-PCR.
De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda que falava a imprensa, a selecção dos taxistas foi feita de forma aleatória, em função do elevado número de membros que cada associação de taxistas apresentou. Segundo o responsável, a Comissão Interministerial pretende testar um universo de cinco mil taxistas em Luanda.
Franco Mufinda esclareceu ainda que a Comissão Interministerial tem uma política de expansão, que visa a testagem da população nas províncias da Lunda-Norte, Uíge e Huambo. Pois com o aumento de mais laboratórios nas diversas regiões do país, a zona Leste vai ser suportada pela província da Lunda-Norte, que vai processar dois mil testes por dia. As províncias do Huambo e Benguela vão dar resposta às zonas Sul e Centro, com igual número em termos de processamento, e a província do Uíge vai apoiar a Região Norte, agregando-se a de Luanda.
De recordar, que esta campanha massiva teve inicio no dia 9 de Julho, na província de Luanda, abrangendo mais de 10 mil pessoas, entre moradores e vendedores dos mercados do Catinton, Quilómetro 30, Kikolo, Asa Branca, Mártires de Kifangondo, efectivos da Polícia Nacional, bem como no município do Cazengo, província do Cuanza-Norte.
Fonte: Jornal de Angola