Covid-19: Rússia quer construir fábrica para produção de vacinas em Angola


O Governo da Rússia submeteu ao Governo angolano uma proposta para a construção de um laboratório para o fabrico de vacinas, anunciou hoje, em Luanda, o embaixador daquele país europeu em Angola.

Segundo o embaixador russo, Vladimir Tararov que falava à Televisão Pública de Angola na receção de 18,5 toneladas de produtos hospitalares, entre os quais mais de 5.000 doses de testes RT-PCR para a covid-19, doados pela Rússia, a proposta sublinha igualmente a disponibilidade para o envio de vacinas ao país, com abertura para a construção de uma fábrica para a produção de vacinas, inclusive contra a covid-19.

“Mas isso depende mesmo só do desejo e da disponibilidade, antes de tudo, do Governo de Angola”, disse Vladimir Tararov, sublinhando que os produtos doados são “uma ajuda do povo russo para o povo angolano”.

De acordo com o diplomata russo, este é um ato simbólico de ajuda humanitária e demonstração das ligações históricas entre os dois países, “porque os amigos não podem deixar os amigos numa situação de calamidade”.

O carregamento, chegado esta manhã, é constituído essencialmente por cinco mil testes de biologia molecular ( RT-PCR) e cerca de 33 mil litros de álcool em gel, soube hoje a Angop da Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Pandemia.

Deste lote, destacam-se também um milhão e quinhentas mil mascaras cirúrgicas, 13 mil fatos  de biossegurança e vinte mil, entre óculos de proteção cirúrgica e viseiras, informou o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *