Covid-19: Petrolíferas doam 10 milhões de dólares para compras de vacinas


O Ministério da Saúde anunciou, esta segunda-feira (7) de Junho, em Luanda, a compra de 500 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19, no quadro de uma doação de dez milhões de dólares da Associação de Empresas Exploradoras de Petróleo de Angola (ACEPA).

Um acordo para o efeito foi rubricado pelos ministros da Saúde, Sílvia Lutucuta, e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Diamantino Azevedo, pela parte angolana, e pelo Director da ACEPA, Oliver Jouny, visando a aquisição de 500 mil doses de vacinas.

Em declarações à imprensa, Sílvia Lutucuta, destacou o apoio estratégico que o sector tem recebido das indústrias extractivas, no quadro do combate à Covid-19.

“Estes recursos serão usados para a aquisição de vacinas, utilizando as plataformas internacionais  e uma delas, muito utilizada, é a Iniciativa Covax, onde nós teremos a oportunidade de comprar vacinas disponíveis e certificadas para  500 mil pessoas e, também, material para a vacinação”, declarou a ministra.

Sílvia Lutucuta anunciou que o Plano Nacional de Vacinação prevê imunizar 15,8 milhões de habitantes, perfazendo 52 por cento da população do país.

Por sua vez, Diamantino Azevedo acrescentou que esta doação é apenas o acrescentar de todas as iniciativas que têm sido feitas pela indústria petrolífera.

Já o director da ACEPA em Angola, Oliver Jouny, referiu que o acordo vai permitir sair progressivamente da actual situação sanitária, considerando como bom exemplo a parceria público-privada que existe no sector petrolífero.

O responsável informou que as vacinas a serem adquiridas no quadro do memorando assinado vão, também, servir para imunizar os trabalhadores do sector petrolífero.

 

AR/JA/AP


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *