Covid-19: País tem vacina suficiente para imunizar 60% da população até final do ano


O Executivo angolano recebeu esta segunda-feira (4) de Outubro, três milhões de doses da vacina chinesa Sinopharm, de um total de 10 milhões, num investimento de oitenta e oito milhões de dólares americanos que permitirão vacinar 60% da população até ao final do ano, segundo uma nota do Ministério da Saúde (Minsa).

Deste lote da Sinopharm, Angola recebeu três milhões de doses, para vacinar mais um milhão e 500 pessoas. Espera-se até Dezembro do corrente ano receber o restante das doses.

Segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, do global Angola já adquiriu quatro milhões e 600 mil doses  de vacinas e recebeu de doações cerca de oito milhões e 800 mil doses, estimando que até ao final do corrente ano 60% da população seja vacinada.

Sílvia Lutucuta fez saber que até Dezembro deste ano,  Angola prevê receber 700 mil doses da Johnson & Johnson para as populações que vivem em zonas de difícil acesso.

Os casos de covid-19 em Angola aumentaram significativamente na última semana, com dois dias de recordes sucessivos de infeções, levando o Governo a recuar em algumas medidas de alívio das restrições e a impor a apresentação obrigatória do certificado de vacinação ou, em alternativa, um teste negativo para aceder a locais públicos, a partir de 15 de outubro.

Até domingo, tinham sido notificados 58.943 casos confirmados, dos quais 1.577 óbitos, 9.174 activos e 48.192 doentes recuperados.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *