Angola registou nas últimas 24 horas seis novos casos positivos de covid-19, dos quais três na província do Cuanza Norte, as primeiras infecções fora da capital angolana, Luanda, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que fazia a habitual actualização de dados da Covid-19 no país, os cidadãos da capital do país residem no bairro Hoji Ya Henda, no município do Cazenga, enquanto os do Cuanza Norte, dois são oeste africanos e um angolano que furaram a cerca sanitária de Luanda.
O governante angolano disse que os três primeiros casos no Cuanza Norte dizem respeito a dois cidadãos da África Ocidental e a um angolano, que furaram a cerca sanitária de Luanda.
“Em relação à província do Cuanza Norte, estamos a preparar uma equipa multidisciplinar para fazer o acompanhamento no que diz respeito à gestão de casos, sobretudo a vigilância epidemiológica”, disse.
Segundo Franco Mufinda, este processo vai carecer de um estudo do vínculo epidemiológico, que já começou e será complementado pela equipa do Ministério da Saúde, composta por técnicos séniores.
Um dos doentes no Cuanza Norte, informou Franco Mufinda, “inspira cuidados”, por apresentar outras doenças.
O país conta agora com 148 casos confirmados, dos quais 6 óbitos, 64 recuperados e 78 activos, 2 dos quais com estado clínico crítico (um em Luanda e outro no Cuanza Norte).