Covid-19: Constipação normal desenvolve anticorpos que podem combater o coronavírus


Os investigadores da Francis Crick University e da University College London, realizaram recentemente um novo estudo em torno do vírus, e descobriram que durante uma constipação normal o organismo pode desenvolver anticorpos que podem combater a covid-19.

Diversos estudos em torno da nova pandemia mundial, têm desencadeado é dado respostas à inúmeras situações relacionadas à doença. O referido grupos de profissionais analisou amostras de sangue de 302 adultos e 48 crianças recolhidas entre 2011 e 2018, para não correr o risco de pegar amostras de um possível infectado ou recuperado da doença.

Após as sondagens, os investigadores descobriram que cerca de 5% dos adultos possuem os anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus, mas entre o grupo de menores de 16 anos, esse percentual sobe para 44%. Os cientistas não conseguem explicar as razões por trás desta diferença de percentagem, e disseram ser necessário uma série de estudos para entender o desenvolvimento dos anticorpos.

Os anticorpos da constipação comum reagem de forma cruzada ao SARS-CoV-2, conforme  explicaram os investigadores.

“A proteína spike do SARS_CoV-2, que é a membrana viral que permite a entrada na célula, é composta por duas partes – S1 e S2. Enquanto que com o S1, o vírus agarra a célula, com o S2, ele entra na célula. O estudo descobriu que as partes S2 que permitem a entrada na cepa do vírus são estruturalmente semelhantes aos da constipação comum, ajudando os anticorpos formados a lutar contra a outra doença também”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *