Covid-19: Angola já gastou 164,6 milhões de dólares com a pandemia


O Presidente João Lourenço, disse hoje que o executivo já gastou 164,6 milhões de dólares no combate à pandemia de covid-19 e pediu maior apoio no acesso às vacinas.

Falando na 31ª Sessão Especial da Assembleia Geral da Nações Unidas em resposta à Pandemia, que decorre por videoconferência, disse que o acelerado desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra o vírus SARS-COV-2, com tecnologias inovadoras, constitui um exemplo do que a humanidade é capaz de realizar, quando ameaçada.

João Lourenço referiu que do valor já gasto consta um financiamento emergencial de 14,4 milhões de dólares (11,9 milhões de euros) garantido pelo Banco Mundial.

“Apesar disso, vai ser necessário um maior apoio, em especial para o acesso às vacinas, que se mostram eficazes”, apelou o Presidente.

O Presidente da República saudou os esforços da COVAX FACILITY para reunir recursos que assegurem, de forma equitativa, a vacinação de pelo menos 20 por cento da população dos países de média e baixa renda.

“Quero saudar os esforços da ‘covax facility’ para reunir recursos que assegurem, de forma equitativa, a vacinação de pelo menos 20 por cento da população dos países de média e baixa renda”, frisou.

Angola tem um plano de vacinação para cobrir inicialmente 90% da população prioritária.

Precisou que apesar do crescente número de casos positivos, que a 24 de novembro totalizava 14.742, a transmissibilidade do vírus de pessoa a pessoa tem vindo a decrescer, situando-se em 0,9%.

 

 

AR/Angop/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *