Covid-19: Angola deve receber 15 milhões de doses vacinas


Angola prevê receber, até Abril de 2021, um total de 15 milhões de vacinas contra a Covid-19, anunciou, em Luanda, a titular da pasta da Saúde, Sílvia Lutucuta. Conforme a ministra, que falava sexta-feira, à margem do acto de lançamento campanha de vacinação contra a pólio, Vitamina A e sarampo, estas doses serão recebidas faseadamente.

Numa primeira fase, adiantou, chegarão ao país cinco milhões de vacinas, de um lote de 12 milhões, sublinhando que a previsão é receber 15 milhões até ao mês de Abril de 2021. “Não virão todas ao mesmo tempo. Serão cinco milhões na primeira fase. Até Abril teremos no país 15 milhões de doses”, precisou.

Segundo a ministra, numa primeira fase, serão vacinados os profissionais que estão na linha da frente no combate à Covid-19, como os da Saúde, e pessoas de risco (doentes). Anunciou que Governo angolano está a trabalhar com a iniciativa Covax, formada pela Aliança Global para Vacinas e Imunização, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Coligação de Inovações na Preparação para as Epidemias (CEPI), a fim de garantir que o país tenha acesso às vacinas quando forem disponibilizadas.

De acordo com a governante, a comissão está, igualmente, a trabalhar na aquisição de câmaras de frio para a conservação das vacinas. “Queremos que, tão logo sejam disponibilizadas, tenhamos as condições para a conservação, distribuição e aplicação”, reforçou.

Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *