O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (8) de MAio, mais sete caso de infecção por transmissão local pelo novo coronavírus, elevando para 43 o total acumulado no país.
Com esse registo, eleva-se para 16 os casos de transmissão local, não havendo, até ao momento, ocorrências nas comunidades.
As sete novas ocorrências de transmissão local são contactos directos dos casos 26 e 31, sendo quatro da Guiné-Conacry e três de Angola.
Quatro dos novos casos são contactos directos do caso n.º 31, um cidadão de 36 anos, comerciante, residente no bairro Hoji Ya Henda, que chegou a Luanda em 17 de março de 2020.
Os restantes três são contactos do caso n.º 26, proveniente de Portugal em 18 de março, e conta com um total de 11 resultados positivos acumulados num total de 32 contactos.
Os dois casos mais antigos encontram-se em quarentena institucional desde o diagnóstico e serão encaminhados para um centro de tratamento nas próximas horas, adiantou Mufinda.
Conforme o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava à imprensa esta sexta-feira, sobre o ponto de situação da pandemia, o país conta agora com 43 casos confirmados, dos quais dois óbitos, 11 recuperados e 30 doentes activos (estáveis).
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.