Coronavírus chegou a África. Egipto confirmou o primeiro caso


O Ministério da Saúde egípcio anunciou nesta sexta-feira (14) de Fevereiro, ter registado o primeiro caso do novo coronavírus Covid-19 no continente africano.

As autoridades do Cairo, citadas pela Reuters, afirmam que se trata de um paciente estrangeiro, que se encontra em isolamento num hospital. A Organização Mundial da Saúde já foi notificada acerca do caso.

“O ministério adotou medidas e acompanha a evolução do caso (…) que está estabilizado”, declarou Megahed.

Trata-se do primeiro caso registrado em um país do continente africano, que tem grandes vínculos comerciais com China e onde os sistemas de saúde são frequentemente precários.

O Egito suspendeu no começo de fevereiro os voos da companhia nacional com a China.

Em Angola,  mais de 100 pessoas chegadas da China – entre angolanos, chineses, brasileiros e costa-marfinenses – se encontram sob quarentena em dois centros clínicos da zona de Luanda e, até ao momento, apresentam-se sem sintomas.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.383 mortos e infectou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial.

Há a registar mais 139 vítimas mortais na China, o que perfaz um total de 1.565 até ao momento.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), existem, neste momento, 35 casos confirmados na União Europeia (UE): 16 na Alemanha, 11 em França, três em Itália, dois em Espanha e um na Bélgica, na Finlândia e na Suécia. A estes acrescem, na Europa, nove casos no Reino Unido.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *