Coreia do Sul: professor chega a ganhar 6 milhões de dólares


Em muitos países, atletas, músicos e outras celebridades são muito bem pagos do que professores, mas este não é o caso na Coreia do Sul, onde um bom professor é pago milhões de dólares e esta profissão recebe o seu devido valor na sociedade.

Na Coreia do Sul, se um professor está entre os melhores, ele é remunerado à altura, ele pode receber um salário que vai ate aos milhões. Estes professores vivem que nem celebridades. Para quem ensina as crianças e os adolescentes, afirmam moradores locais, é bastante comum para os professores — eles estranham a falta de valorização, na realidade.

Um dos exemplos mais claros da valorização aos professores na Coreia do Sul é Cha Kil-yong, que leciona matemática para milhares de alunos — literalmente. Com um método divertido e leve, ele grava vídeos e os publica no YouTube, criando uma legião de seguidores que o fizeram faturar, apenas em 2014, US$ 8 milhões.

“Imagine que você está dando os mesmos ingredientes para 100 chefes de cozinha diferentes. Eles iriam fazer pratos diferentes apesar de estarem trabalhando com os mesmos ingredientes. Coma  aula de matemática é a mesma coisa. Eu uso os mesmos ingredientes, mas vou atrás de resultados diferentes”, explica Cha.

Não e de admirar que a Coreia do Sul é um país que aparece sempre extremamente bem ranqueado quando se estuda a educação no mundo. Especialistas alertam que o caso milionário de Cha não é regra no país, mas destacam como a profissão e a educação são valorizadas por lá, o que acaba fazendo diferença gigante na formação das pessoas.

Exit mobile version