Home Notícias Conflitos na RDC deixam em alerta segurança na fronteira com Angola

Conflitos na RDC deixam em alerta segurança na fronteira com Angola

Por Luzimenia da Silva

Os serviços de inteligência angolanos estão preocupados face à escalada do conflito militar entre o grupo rebelde M23 e as forças de defesa de Kinshasa, travado em várias zonas da República Democrática do Congo (RDC). A maior inquietação dos operacionais colectores de informação prende-se sobretudo, com a vasta e porosa fronteira que Angola partilha com o país vizinho, e que regista diariamente um enorme fluxo de pessoas e bens.

Foto: DR

Angola, enquanto presidente da Região dos Grandes Lagos, tem há muito procurado estabelecer uma paz duradoura na RDC, mas os esforços não têm surtido o efeito desejado em parte pelo pouco esforço que as autoridades congolesas fazem para melhorar a performance técnica e militar de suas forças de defesa e segurança. Na quinta-feira, 15, dois soldados do grosso de tropas sul-africanas destacadas na RDC no quadro da missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foram mortos e três ficaram feridos num ataque rebelde a uma base no Leste da RDC.

Foram ainda registados intensos confrontos que continuam até ao momento. A inteligência congolesa acusa o país  vizinho Rwanda de bombardear seu território a favor do grupo rebelde M23, mas o Rwanda nega.

Por sua vez, O Presidente da Republica, João Lourenço, a quem são destinadas informações sigilosas sobre os desenvolvimentos de defesa e segurança na Região dos Grandes Lagos, tendo em conta as suas funções, desdobrou-se em vários contactos, uma acção que espelha bem a agitação. João Lourenço convocou de emergência um encontro que teve lugar em Adis Abeba, Etiópia, à margem da 37.ª Cimeira Ordinária da União Africana. Antes o chefe de Estado angolano teve encontros separados com os presidentes da RDC, Félix Tshisekedi; e do Rwana, Paul Kagame.

A Organização das Nações Unidas (ONU), calcula que o conflito, em pouco tempo, já terá deslocado cerca de 135 mil pessoas no leste do Congo.

Angola e RDC partilham uma vasta fronteira terrestre e fluvial de 2.511 quilómetros caracterizada por um movimento migratório intenso de pessoas e bens. Situação que obriga Luanda a redobrar esforços de vigilância face à capacidade comprovadamente limitada das forças de defesa e segurança congolesas em controlar as suas fronteiras.

Poderá também gostar

Leave a Comment