Companhia de Dança da ZAP distinguida com o Prémio Nacional de Cultura e Artes


O Ministério da Cultura e Turismo distinguiu recentemente na categoria de “Dança”, a Companhia de Dança da ZAP nos prémios nacionais de Cultura e Arte, uma iniciativa que visa reconhecer a excelência da arte em Angola.

Foto: Zap

A atribuição dos prémios resulta de um painel de investigadores e vários especialistas no domínio da Cultura e das Artes para a mais importante distinção angolana do sector, edificada pelo Decreto Presidencial Nº31/00, de 30 de Junho.

Com cinco anos de existência, a Companhia de Dança da ZAP surgiu para preencher a necessidade de abrilhantar os projectos criados para a televisão angolana no canal Zap Viva, como o Unitel Estrelas ao Palco. Seguiram-se Concertos de Natal e Especiais do Zap Viva, o BAI Dança com Ritmo, chegando até aos dois maiores palcos da Expo Dubai em 2022, levando a bandeira de Angola além fronteiras.

A Companhia é composta por 20 bailarinos, três coreógrafos e duas professoras de dança. Mónica Anapaz, Directora Artística da Companhia, mostrou-se surpreendida com o reconhecimento.

“Receber um prémio de cultura e artes a nível nacional é sem dúvida um privilégio. Quando vimos uma performance bonita em televisão as pessoas não imaginam as horas de trabalho, o suor, as lesões e sacrifícios pessoais que cada profissional dedica pelo amor à sua arte. Obter este reconhecimento é gratificante, não estavamos nada à espera”, disse.

Para além da categoria de Dança, outros domínios da cultura foram igualmente enaltecidos pelo Ministério da Cultura e Turismo, como: Literatura, Artes Visuais e Plásticas, Teatro, Música, Cinema e Audiovisual e Ciências Humanas e Sociais.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *