Comissária angolana Josefa Sacko na lista das 100 pessoas mais influentes de África


Fruto do brilhante trajecto trilhado ao longo do ano, a Comissaria angolana para a Economia Rural e Agricultura da União Africana (UA), Josefa Sacko, faz parte da lista inaugural das 100 Mulheres Africanas Mais Influentes em 2019, a distinção foi feita recentemente, pela Avance Media, empresa líder em relações públicas.

A Comissaria e Diplomata angolana Josefa Sacko, que já exerceu a função de Secretária-Geral da Organização Inter-africana do Café (OIAC), na Côte d’Ivoire, surge nas escolhas da Avance Media, que incluiu mulheres ilustres cujos trabalhos e realizações continuam a inspirar a próxima geração de mulheres em África.

A lista que foi divulgada recentemente, tem uma representação de 100 mulheres, com cerca de 35 de países africanos, Angola faz parte da mesma com a Comissaria Josefa Sacko para a Economia Rural e Agricultura da União Africana (UA), ao lado de mulheres que estão a mudar a narrativa feminina e a desafiar o “status quo” das mulheres no continente, entre elas estão eminentes mulheres que ocupam posições de liderança, como Presidente, Primeiro-Ministro, Secretário-Geral, Primeira-Dama, Governador, Ministro, CEO e Comissário, entre as quais a Presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde, a Primeira-Ministra da Namíbia, Saara Kuugongelwa-Amadhila, a Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, e a vice-presidente da Libéria, Jewel Taylor, Ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson, a ex-Presidente interina da República Centro Africana (RCA), Catherine Samba-Panza. A lista também inclui jovens activistas como, Farida Bemba Nabourema, Ilwad Elman, e AyaChebbi da UA.

Josefa Sacko desde 2017, foi assessora no Ministério do Ambiente, onde desempenhou o papel de Embaixadora de Boa Vontade para as Alterações Climáticas, e no pelouro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, cuja acção assentou na supervisão da Segurança Alimentar, Erradicação da Fome e Redução da Pobreza.

Vale salientar que Josefa Sacko,  já havia sido eleita recentemente em Londres, uma das 100 Pessoas Mais Influentes na Política Climática em 2019, pela “Apolitical”, plataforma internacional de pares que apoia esforços tendentes a influenciar a política climática no mundo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *