A Comissão da Carteira e Ética (CCE) informou, esta sexta-feira, 1 de Dezembro, que vai agir disciplinarmente contra os jornalistas que desrespeitem as normas que regem a profissão ao exercerem actividades de mestre de cerimónia, publicidade, assim como outras infracções de incompatibilidade previstas na Lei sobre o Estatuto do Jornalista.
Esta informação surge face à quantidade de denúncias que a CEE tem recebido sobre jornalistas que continuam a prestar serviços de “mestre de cerimónia em diversos eventos e outras actividades incompatíveis com a profissão”.
Segundo comunicado de imprensa, citado pelo JA Online, a Comissão da Carteira de Ética esclarece que a actividade de mestre de cerimónias consiste, de modo geral, em ser anfitrião de um evento público ou privado, inserindo-se no âmbito das Relações Públicas.
“Os jornalistas, nos termos da Lei sobre o Estatuto dos Jornalistas, estão impedidos de exercer ao mesmo tempo, actividades de Relações Públicas e outras previstas no art.5.° deste diploma”, refere a nota.