A primeira viagem regular para o transporte marítimo de passageiros no percurso Porto de Luanda/Terminal do Capossoca, no distrito urbano da Samba, realizada hoje (segunda-feira) registou uma afluência reduzida de viajantes, informou o director geral do Instituto Marítimo e Portuário de Angola, Victor de Carvalho.
Ao falar à imprensa, sobre a viagem realizada às 5h50 dessa segunda-feira, Víctor de Carvalho disse estar na base da fraca adesão inicial o facto de as pessoas não estarem ainda acostumadas com o transporte de passageiros por via marítima.
Nas primeiras viagens, prosseguiu, as pessoas ainda estão receosas e a adesão é tímida. Acreditamos que nos próximos dias apareçam mais passageiros.
Victor de Carvalho manifestou-se satisfeito por “as embarcações estarem a funcionar dentro dos horários estabelecidos e considerou a venda de bilhetes funcional”.
A entrada em funcionamento do transporte marítimo de passageiros no percurso Porto de Luanda/ Capossoca visa apoiar, numa primeira fase, os habitantes da zona sul de Luanda a chegarem ao centro da cidade capital, um processo muitas vezes dificultado, pelo congestionamento do trânsito no troço Benfica/Samba para o centro.
As viagens, com duração mínima de 40 minutos, estão a ser feitas em duas embarcações, designadas por catamarãs, tendo cada uma capacidade para 413 pessoa.
Quanto às tarifas, um bilhete para a classe económica custa 250 Kwanzas (Akz), em 1ª classe Akz dois mil e para intermodal (classe económica) Akz 280.
O bilhete intermodal classe económica, inclui o transporte de autocarro da empresa TCUL, da zona de residência ao terminal marítimo, e na sequência a viagem de catamarã.
A primeira viagem do dia acontece às 05h50 (Porto de Luanda) e a última às 17h20, (Terminal do Capossoca).
Por:Angop