Clientes da “Xtagiarious Finance” exigem devolução dos valores aplicados


Após a Xtagiarious Finance ter sido proibida de continuar o seu exercício pelas autoridades competentes, vários clientes investidores da empresa  prestadora de serviços financeiros estão a exigir a devolução dos valores monetários aplicados  para render lucros, no sector de um negócio de Depósito a Prazo praticado pela referida instituição.

As reclamações dos clientes que investiram na empresa, surgem depois do alerta do Banco Nacional de Angola (BNA), que afirmou que a Xtagiarious está  ilegalmente no mercado nacional, por não estar habilitada a exercer, em Angola, qualquer actividade financeira sem a sua supervisão, nomeadamente, a prestação de serviços de pagamentos, captação de depósitos e aplicações monetárias.

Atraídos pelas promessas de retornos acima do que é praticado no mercado, no que diz respeito a depósitos a prazo, os investidores aplicaram por vontade própria suas poupanças nesse modelo comercial, que as autoridades e especialistas dizem ter as características típicas de um esquema em pirâmide, considerado ilegal.

Inconformada, a cidadã Helena Miguel diz ter investido 200 mil kwanzas no mês de Dezembro do ano de 2020, para receber em Junho deste ano 400 mil kwanzas, mas que até à data não lhe foi restituído nem o valor inicial nem o prometido.

Segundo a senhora na busca de lucro fácil, no mesmo mês voltou a fazer um investimento de um milhão, em troca de um milhão e 600, no final do ano.

A empresa mostrava sinais de credibilidade e de aparente poderio financeiro, pois nunca imaginamos que estava a usar como activo os recursos dos investidores (a base da pirâmide), para conseguir suportar as despesas com os investidores mais antigos (o topo) e assim sucessivamente”, lamentou.

No entanto, o congelamento da conta no Banco Angolano de Investimento (BAI), na semana passada, agravou ainda mais as desconfianças e as queixas de supostos clientes investidores, sobre atrasos nos pagamentos acordados com a empresa do alegado empresário Edson Caetano de Oliveira.

Alberto Julião, outro lesado pela Xtagiarious  fez saber à Angop que conheceu os serviços daquela empresa por um familiar, já tivera sido beneficiado pelo suposto esquema de investimento, com retornos a longo prazo.

Após um mês de estudo sobre o assunto, e porque tinha um valor de dois milhões de Kwanzas guardados, decidi investir, em Julho do corrente ano, com a promessa de receber três milhões e 200 mil kwanzas, no final de seis meses. Só que o BNA fez sair esse informativo, deixando-me totalmente arrasado ”, referiu mostrando a factura do seu investimento.

Segundo os lesados, a XTAGIARIOUS FINANCE garantiu que dará resposta às inquietações dos clientes a partir do dia 17.

Por sua vez, o BAI congelou a conta da XTAGIARIOUS FINANCE, depois do comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto supervisor do sistema financeiro nacional, sobre a inabilidade dessa para exercer a referida actividade financeira.

 

Por: Eucadia Ferreira


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *