Citadinos descontentes com a subida indevida do valor da corrida de táxis em Luanda


Volta e meia e sem nenhuma razão evidente, alguns taxistas luandenses optam por alterar o valor das corridas ou percorrer as chamadas “linhas curtas”, facto que prejudica bastante a mobilidade dos populares. Nos últimos dias, têm sido praticados em diversas artérias da cidade preços exorbitantes e, por conta disso várias pessoas ficam condicionadas à se deslocar a pé ou a aguardar longos períodos  até que os valores baixem.

Em alguns horários chega a ser assustador o número de pessoas que se concentra nas paragens e luta por um lugar “no azul e branco”, não se importando com o perigo dos ajuntamentos. Crianças, adolescentes, jovens e senhores, empurram-se numa luta renhida para conseguirem ir para a escola, local de trabalho ou regressar à casa, e é nessas ocasiões que os taxistas se aproveitam para “ fazer das suas”.

Casos há que a intervenção da polícia é rápida e os sujeitos apanhados a praticar estes preços “não oficiais” recebem uma multa. Mas, na maioria das vezes os taxistas saem impunes da situação.

O aumento indevido dos valores das viagens deve-se a redução da lotação exigida por lei, em função da situação pandémica, de acordo dizem alguns dos taxistas com quem o AngoRussia manteve conversa.
Em tempo normal o táxi é lotado à 100%, mas em tempos de pandemia só vai metade dos passageiros.

 

Por: Alexandre Carvalho


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *