Cientistas descobrem possível tratamento capaz de travar o crescimento de tumores cancerígenos


Um grupo de investigadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, identificaram um mecanismo capaz de travar o crescimento de tumores cancerígenos, segundo revela um estudo publicado pela revista científica Nature Communications.

Os cientistas descobriram, através de testes feitos em ratos, que a proteína HnRNPK (ribonucleonucleoproteína nuclear heterogênea K), actua a favor do crescimento de tumores no corpo. Esta micro substância liga-se ao RNA (Ácido Ribonucleico) mensageiro codificado por dois genes que estão associados ao desenvolvimento de tumores e impede que seja formada uma fita dupla do RNA. Este movimento mantém os genes separados e favorece o desenvolvimento de cancro.

“Manter o RNA destes dois genes separados promove o crescimento de tumores. Sem a proteína HnRNPK, as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas”, explica o professor Chandrasekhar Kanduri, um dos autores do estudo, em entrevista ao portal EurekAlert.

Os cientistas acreditam que medicamentos criados futuramente poderiam ser capazes de bloquear os efeitos da HnRNPK, impedindo o desenvolvimento do tumor. Defendem também que poderão ter menos efeitos secundários em comparação com os tratamentos já existentes.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *