Cientistas chineses criam dentes feitos de urina


Investigadores chineses criaram dentes rudimentares a partir de urina humana, segundo um estudo publicado na Cell Regeneration Journal. Os investigadores provaram que a urina pode ser utilizada como fonte de células estaminais, capazes de se transformar em pequenas estruturas parecidas com dentes, escreve a BBC.

Usar urinas para criar dentes, esta é o novo feito da ciência conseguido por investigadores chineses que retiraram células estaminais de urina humana conseguindo transformá-las em pequenas estruturas.

A equipa de cientistas da China espera agora que a técnica possa ser desenvolvida, possibilitando a reposição de dentes perdidos.

Células que normalmente são expelidas pelo corpo, através do sistema urinário, foram alteradas para que se tornassem células estaminais, depois uma mistura dessas células com outros materiais orgânicos retirados de ratos foi então implantada nos próprios roedores.

Após três semanas, o grupo de células começou a parecer-se com um dente: “A estrutura parecida continha polpa dental, dentina, espaço de esmalte e órgão de esmalte “, cita a BBC.

No entanto, uma das diferenças entre o dente artificial e os naturais é a falta de rigidez no primeiro. Ainda que o resultado do estudo chinês não venha a ser utilizado pelos dentistas como uma opção viável, os cientistas defendem que pode ajudar em pesquisas mais aprofundadas para se chegar ao “sonho final de total regeneração do dente humano para terapia clínica”.

Por NM

Exit mobile version