O director-geral do Instituto de Estradas de Angola adiantou que uma nova ponte sobre o Rio Kwanza, na Estrada Nacional 100, começará a ser construída ainda este ano. O principal objectivo será permitir maior fluidez na circulação rodoviária entre Luanda e o Sul do país.
De acordo com declarações de António Resende ao Macauhub citada pelo VerAngola, a ponte contará com quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, com 622 metros de comprimento e 27 metros de largura, e terá capacidade para suportar veículos até 100 toneladas. Neste momento o local estará a ser desminado e desmatado para preparar a instalação de um estaleiro.
Assim, o responsável explicou ainda que “dado não dispor já de capacidade para suportar o tráfego que se regista diariamente”, a actual ligação entre Luanda e o Lobito, com passagem pelos arredores da cidade do Sumbe, dará lugar a uma auto-estrada. A construção desta estrutura rodoviária será faseada, tendo em conta a sua “extensão e elevado custo”. A primeira fase deverá começar a partir da ponte sobre o Kwanza e estender-se-á até Porto Amboim, sendo que posteriormente, a construção ligará esse ponto até ao Sumbe “e assim sucessivamente até se concluir a obra”.
Actualmente, a Estrada Nacional 100 atravessa o interior de diversas localidades, tais como Porto Amboim, Sumbe e Lobito, sendo local de grandes condicionamentos de trânsito. A actual ponde da Barra do Kwanza continuará em funcionamento, no entanto, somente para tráfego interno da província de Luanda, acrescentou António Resende à mesma publicação.
Para além da construção da nova ponte sobre o Rio Kwanza, serão construída outras duas pontes com perfil de auto-estrada sobre os rios Queve e Longa, mas de menor dimensão.