Após ter alegadamente ingerido quantidades excessivas de bebidas alcoólicas, um cidadão de aproximadamente 51 anos, perdeu a vida recentemente, tendo sido encontrado morto na sua residência.
O facto aconteceu no município do Songo província do Uíge, e de acordo ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) local, o corpo do malogrado terá sido encontrado sem vida no interior da sua casa. Testemunhas alegam que após o consumo de álcool na companhia de um amigo, ambos retiraram-se do local e foram cada um para a sua residência.
Pela manhã, o silêncio enchia a casa do malogrado o que não era comum. Preocupados, os vizinhos acharam por bem comunicar os seus familiares que algo de anormal estava acontecer com a casa deste, acorrendo para o local foram surpreendido com o corpo do malogrado estendido e em seguida comunicaram as autoridades competentes para dar o devido tratamento.
Uma equipa muiltissectorial formada pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e da Ordem Pública, foi constituída para dar resposta à situação, que após realizarem a perícia, removeram o cadáver e em seguida foi entregue à família para a realização do funeral.
Em Angola, a bebida alcoólica faz parte da rotina e do contexto sociocultural de vários povos. Ela é comum nas reuniões sociais, familiares ou mesmo em encontros de amigos. Mas os apelos para a contenção do consumo de bebidas alcoólicas multiplicam-se, e ainda assim, o índice de consumidores cresce. Porém a OMS recomenda que as Nações façam esforços para combater o consumo excessivo de álcool e evitar consequências para a saúde.
Por: Sofia Adelino