Os casos de violação sexual contra menores, têm sido cada vez mais frequentes no seio familiar ou em grupo de pessoas com um certo grau de afinidade. Recentemente, a Polícia Nacional deteve, em Luanda, cidadãos com idades compreendidas entre 25 e 65 anos de idade por tais práticas criminosas, inlcuindo um jovem que violentou a cunhada de 13 anos e alega ter sido motivado pela embriaguez.
De acordo com uma reportagem transmitida pela Televisão Pública de Angola, nesta sexta-feira, 17 de Fevereiro, quatro adolescentes foram vítimas dos supostos agressores.
O primeiro caso é de uma menina de apenas 13 anos que saiu de uma das províncias do país, para à cidade capital, a fim de ajudar a sua irmã a cuidar dos filhos pequenos. Chegando a casa, a adolescente foi surpreendida com um cunhando pedófilo aproveitou-se da sua inocência para praticar tal acto.
Ao referido órgão de comunicação, revoltada com o corrido, a mãe da menina e sogra do acusado, não aceita a desculpa apresentada pelo jovem que apontou o álcool, como a principal causa do crime.
“Mesmo que estás bêbado, o bêbado quando faz alguma coisa é porque já pensava em fazer, porque é difícil, um bêbado, quando chega, ao invés, de entrar no quarto para ir ter com a mulher, sai do quarto para ir ter com a cunhada.
O segundo caso retrata o abuso cometido por um jovem de 25 anos, filho de uma vizinha onde a mãe de uma das adolescentes abusadas teria deixado a filha sob tutela da mesma, a quem sempre considerou como um membro da sua família. A senhora cujo nome foi preservado, explica que se apercebeu do sucedido após notar que a menina estava com febres, e tendo se dirigido a um posto médico recebeu o diagnóstico de que a sua filha foi abusada sexualmente.
Já no terceiro caso, um único senhor abusou de duas meninas, ameaçando prende-las caso contassem para alguém, o que teria acontecido. Em entrevista a TPA, a esposa do mesmo, conta que o seu marido acarreta um historial de agressão sexual.
“Essa não é a primeira vez, no outro dia, ele tenta violar a filha da vizinha, na casa de banho, mas ficou por isso mesmo, porque as pessoas disseram que podia ter sido um engano, e que ele teria se calhar entrado sem querer e encontrado a menina lá”, disse a jovem.