A Polícia angolana deteve uma cidadã da República Democrática do Congo (RDCongo), na cidade do Soyo, província do Zaire, pelo suposto rapto de quatro crianças, que seriam vendidas a fazendeiros em Luanda.
Uma nota de imprensa do Comando provincial do Zaire da polícia nacional enviada hoje, sexta-feira, à Angop, indica que a referida cidadã foi detida em flagrante delito em companhia de quatro crianças com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos.
Essas crianças, segundo ainda a nota, terão sido raptadas pela acusada na localidade de Kánanga-Kassai, leste da RDC para serem transportadas à capital da República de Angola, Luanda onde deveriam ser entregues a fazendeiros em troca de mil dólares norte-americanos por cada menor.
“Esta cidadã vive actualmente em Luanda. A sua detenção contou com a colaboração dos populares que denunciaram o facto às autoridades policiais”, lê-se ainda no documento.
Segundo ainda o documento, o processo crime corre seus trâmites legais devendo nos próximos dias ser encaminhado ao Tribunal Provincial.
A província do Zaire é propensa a este tipo de crimes devido a vasta fronteira terrestre e fluvial que partilha com a região do Baixo Congo Democrático.