Chuvas deixam Luanda alagada e centenas de famílias sem casa


As fortes chuvas que caíram na madrugada de hoje na província de Luanda provocaram inundações e deixaram centenas de pessoas desabrigadas e ruas intransitáveis, informou o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros.

chuvas

No município de Viana, de acordo com dados dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros e a comissão de moradores da zona dos Mulenvos, 48 famílias ficaram com as suas residências inundadas, enquanto no quilómetro 12 os moradores encontram-se sitiados devido a grandes quantidades de água, apelando a uma intervenção das autoridades.

“Ainda não fomos chamados para intervir em qualquer situação fora do normal. Desde as primeiras horas já começamos a entrar em contacto com o nosso pessoal, que têm feito o levantamento da situação nas zonas”, disse o porta-voz do comando provincial de Luanda do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros Faustino Minguêns, em declarações aos jornalistas.

Na comuna do Camama, município de Belas, a administradora local, Luísa Manuel, descreveu como crítica a situação das ruas alagadas e cobertas de lama, impedindo a circulação das pessoas e viaturas.

Há ainda registo de residências com inundações acima dos dois metros.

O mesmo se verifica na comuna do Futungo, município de Belas, segundo a administradora local, Virgínia Ceitas,

A chuva no distrito urbano de Rangel deixou sem poder sair de casa vários moradores, estando a administração a proceder à sucção das águas em várias ruas para a sua diminuição, indicou o segundo o administrador do distrito, Francisco Naval.

“Vamos fazer o bombeamento das águas e pedimos também algum reforço à Comissão Administrativa de Luanda, para podermos minimizar aquelas vias que estão intransitáveis do distrito”, referiu.

Na estrada que liga o município de Cacuaco à cidade, defronte à comarca central de Luanda e estrada nova, enormes quantidades de terra foram arrastadas pelas águas para as vias, tornando-as intransitáveis.

Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!