Chineses criam 150 postos de trabalho com fábrica de betão em Luanda


Um grupo chinês pretende instalar em Luanda uma fábrica para produzir betão, criando quase 150 postos de trabalho, de acordo com um contrato de investimento de 24 de maio, a que a Lusa teve hoje acesso.

fábrica de betã

O acordo entre o grupo Shaanxi Aoxinang e a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) prevê um investimento chinês de um milhão de dólares (900 mil euros) e a atribuição de benefícios fiscais.

Na componente produtiva, o contrato de investimento envolve a instalação de uma unidade fabril com a capacidade instalada anual de 40.000 metros cúbicos de betão e uma produção de 21.200 metros cúbicos logo no primeiro ano.

A fábrica deverá ser instalada num prazo de 18 meses, prevendo a criação de 148 postos de trabalho diretos, 120 dos quais para cidadãos nacionais, esperando os investidores contribuir com um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de 1,2 milhões de dólares e a “transferência de know-how para trabalhadores e para o mercado nacional em geral”, lê-se no contrato.

No despacho que viabiliza o contrato de investimento do grupo Shaanxi Aoxinang, a ministra da Indústria de Angola, Bernarda Martins, refere tratar-se de um projeto privado “relevante” para o setor dos materiais de construção não metálicos, “vocacionada à produção de artefactos de cimento e betão”.

Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!