China diz que a relação entre Angola e EUA não é motivo de preocupação e assegura que o país é livre de escolher os seus parceiros


Zhang Bin, representante do Governo chinês em Angola, disse esta sexta-feira, 22 de Março, em Luanda, que a China não está preocupada com o estreitamento da relação entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA), pois reconhece que “o país é livre de escolher os parceiros que quer”, e assegura estar feliz em saber que os grandes países, como os EUA, queiram investir em Angola.

Foto: news.cgtn.com

O diplomata chinês disse ainda que as relações entre Angola e a China estão mais fortalecidas, com a recente visita do Presidente da República João Lourenço à aquela nação, onde foram assinados 12 acordos de cooperação.

Quanto à dívida de Angola à China, o embaixador Zhang Bin disse que o seu país nunca fez qualquer pressão sobre Angola ou outros países africanos para o pagamento do débito.

Segundo este diplomata, a China é o único dos grandes países que fez em 2020 a suspensão da dívida a 19 países de África.

Quanto às queixas dos angolanos sobre as empresas chinesas que não cumprem as normas locais, o embaixador da China em Angola disse que apoia o governo angolano na aplicação da lei para punir as empresas que estejam a vi0lar as normas.

“Encorajamos o Estado angolano a pun!r os actos que constituam vi0lações da Lei Geral do Trabalho, nas empresas chinesas”, frisou.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *