Cerveja angolana Cuca será exportada para os Estados Unidos da América


3 partilhas

A exportação será feita pela empresa norte-americana ACR Group que desde 1996 exporta bebidas africanas para EUA. Para a concretização das negociações a empresa Cuca aguarda por um estudo de viabilidade sobre o mercado norte-americano.

cuca2

De acordo com a edição desta quinta-feira (9), do jornal O País, a cerveja Cuca poderá ser exportada para os Estados Unidos da América nos próximos meses, através de uma parceria de negócio entre a Companhia Unificadora de Cervejas de Angola (Cuca) e a ACR Group, empresa norte-americana que se dedica à exportação de bebidas africanas para os EUA. A revelação é do presidente da empresa ACR Group, Jocelyn Tchakounte, em entrevista exclusiva ao Semanário Económico.

“Nós já estamos prontos. Aguardamos, apenas, pelo produto e esperamos pelas finalizações das negociações com o engarrafador da Cuca em Angola para que se comecem as exportações”, revelou. O administrador do Grupo Castel, empresa produtora da cerveja Cuca, Philippe Frederic confirmou ao SE estar em processo de negociação a exportação do produto para os Estados Unidos. “É verdade que os Estados Unidos manifestaram o interesse em exportar a nossa cerveja. Se tudo correr bem, finalizaremos em breve o processo de negociação e começaremos com a exportação, sem nenhum problema”, garante. O gestor da marca refere que, para a finalização das negociações com a empresa norte-americana, se aguarda pela apresentação de um estudo de viabilidade sobre o mercado americano.

“Para se dar início às exportações precisamos de um estudo de mercado que o cliente tem de nos apresentar. Quando nos solicita a exportação, deve organizar-se para ver como vai distribuir o produto e como vai vender a cerveja”, explica. Por sua vez, o empresário norte-americano, que esteve recentemente em Angola a participar do Fórum Empresarial Angola-Estados Unidos na província de Cabinda, afirma ao SE estar a depender de “luz verde” por parte da direcção Cuca BGI, para a concretização das exportações do produto. No entanto, avança que a bebida já está a ser promovida no mercado norte-americano através de campanhas publicitárias.“Já demos o maior passo. No ano passado, estivemos em Angola e negociámos com a empresa Cuca. Visitámos a fábrica e verificámos, in loco, a capacidade de produção. Neste momento, já começámos a fazer publicidade e o marketing do produto, nos Estados Unidos da América, para que a embaixada angolana no nosso país e a comunidade americana tenham consciência que, em breve, haverá Cuca nos Estados Unidos”, explica.

O empresário que encara a cerveja como um produto com potencial para ser comercializado nos Estados Unidos, adiantou que pretende encontrar um sócio angolano no sentido de exportar outros produtos nacionais para a terra onde trabalha. Sem precisar a quantidade a exportar, Jocelyn Tchakounte disse que cada contentor poderá custar cerca de 20 mil dólares e que a sua companhia está disposta a fazer grandes investimentos no produto.

“Angola pode exportar os seus produtos e a partir deles influenciar a entrada de mais capital para o seu mercado e diversificar, cada vez mais, a sua economia”, frisa.

O presidente da ACR Group revela que pretende incrementar em Angola um projecto agroindustrial voltado para a produção e exportação de mandioca, batata-doce e rena para os Estados Unidos e outros países.

“A minha proposta tem três razões: a primeira é providenciar alimento para a população angolana; a segunda razão consiste na capacidade de exportar o produto que se vai produzir e a terceira diz respeito à sua transformação como, por exemplo, empacotar batata”, acrescenta.

Outros mercados
Segundo fez saber Philippe Frederic, a cerveja Cuca já é exportada para Portugal, Namíbia, São Tomé e Príncipe e Ponta-Negra, na República do Congo, estando disponível em bares, cafés e restaurantes, no formato Mini. A Cuca (Companhia Unificadora de Cervejas de Angola) foi lançada em Abril de 1952, em resultado de uma parceria entre a Sociedade Central de Cervejas – Centralcer e CUFP – “Companhia União Fabril Portuense”. Actualmente, a cerveja é uma marca de referência a nível nacional, estando disponível em diferentes formatos, entre latas, garrafas, garrafas descartáveis e pressão (fino).

Sobre a empresa

A ACR GROUP é uma empresa que se dedica a exportação de produtos africanos para os Estados Unidos com destaque para cervejas e vinhos. A empresa já exporta cerveja de países como Camarões, Tanzânia e vinhos de Marrocos para os Estados Unidos. Além do sector de bebidas, dedica-se ao sector agro-industrial, constrói estruturas para edifícios, faz instalação e gestão de sistemas de segurança electrónica, iluminação em edifícios e estruturas industriais, para além de ocupar-se da gestão e distribuição de gás para residências.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

3 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *