Um ano após o lançamento da plataforma de certificação de instituições empresariais, foi possível certificar 5.754 micro, pequenas e médias empresas, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias empresas que por meio desta do referido sistema operacional, reduziu o tempo de certificação de um mês para o máximo de 72 horas.
O Presidente do Conselho da Administração do INAPEN, João Nkosi, avançou algum dos benefícios que as empresas obtêm com a certificação.
“As empresas aderentes aos certificados podem efectivamente ter redução de imposto industrial, redução de 2% sobre as vendas brutas para microempresas, benefícios que variam de 10% até 50% para pequenas e médias empresas, isenção de encargos de emolumentos no acto do aumento do capital social, isenção de pagamentos de impostos do selo para as microempresas”, explicou.
O responsável que fez saber do processo que se tornou mais célere, tendo passado de 30 dias para 72 horas, disse que a referida plataforma de certificação já permitiu registar mais de cinco mil empresas, desde o seu lançamento, em 2023.
“Tínhamos um registo acumulado de 38.832 empresas certificadas, passado este tempo com o lançamento da plataforma foram certificadas 5.754 empresas tratadas remotamente”, frisou.