Cerimônia de adeus a “Nelson Mandela” ícone da luta pela igualdade racial na África do Sul


Diferentemente da cerimônia da última terça-feira (10), que apesar de ter sido aberta aos sul-africanos teve discursos mais formais, o funeral deste domingo (15) teve diversos momentos de descontração, quando pessoas próximas a Mandela relembraram passagens curiosas da vida do ex-presidente.

Funeral Mandela

Mandela será enterrado ao lado dos restos mortais de três de seus filhos que já morreram.

Cyril Ramaphosa, vice-presidente do Congresso Nacional Africano (CNA), fala sobre o cronograma das homenagens. Segundo ele, a cerimônia na tenda deve acabar até 10h30 locais. Depois, os convidados selecionados seguirão para o local do enterro.

Khela Shubane, que ficou preso junto com Nelson Mandela, diz à CNN que a variedade de pessoas que participam do funeral de Mandela representa bem a sociedade sul-africana, e de alguma maneira representa a vida de Mandela, que estabeleceu relações com todos os setores para promover a paz. Ele ressalta, entretanto, que há poucas pessoas de fora da África – e que a importância de Mandela é mundial.

O príncipe Charles participa do funeral de Mandela como representante de sua mãe, a Rainha Elizabeth II.

A apresentadora de TV dos EUA Oprah Winfrey acompanha o funeral de Mandela ao lado do marido Stedman Graham (à esquerda) e do empresário Inglês fundador do grupo Virgin, Richard Branson.

Oprah Winfrey funeral

Zuma agradeceu em seu discurso os esforços de Mandela por construir uma África do Sul democrática. Ele também agradeceu aos familiares do ex-presidente por terem compartilhado Mandela com o mundo.

Caixão com o corpo de Nelson Mandela começa a deixar a tenda da cerimônia para seguir para o local onde será enterrado. Militares carregam o caixão.

funeral

Após funeral, corpo de Mandela é levado para vilarejo onde ele será sepultado.

Todos os membros do Exército que acompanham o caixão de Nelson Mandela estão com uma faixa preta em seus uniformes em sinal de luto pela morte do líder.

A lápide do túmulo de Nelson Mandela é bastante simples, apenas com seu nome e datas de nascimento e de morte.

Bandeira da África do Sul é retirada de cima do caixão de Mandela. Ela envolveu o caixão durante toda a cerimônia fúnebre.

O capelão da Força Nacional de Defesa da África do Sul faz uma prece diante do corpo de Mandela, e afirma que o ex-presidente tinha “a luz do mundo”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *