Cerca de 50.000 alunos disputam menos de 5.000 vagas na universidade Agostinho Neto


Cerca de 50 mil candidatos são esperados neste ano letivo, na Universidade Agostinho Neto (UAN), a maior de Angola, para apenas 4.960 vagas disponibilizadas no período de inscrições, que decorre até 20 de janeiro.

Segundo o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da UAN, Arlindo Isabel, que falava à Lusa, cerca de 50.000 candidatos devem disputar este ano as 4.960 vagas disponíveis nos 45 cursos, sublinhando o responsável que, até ao momento, o processo decorre na normalidade.

“Começamos no dia 04 de janeiro, é um processo que já vem sendo realizado há seis anos, as equipas estão suficientemente treinadas e está tudo a correr sem sobressaltos”, disse.

O número de vagas no ano letivo que arranca em março próximo contrasta com o de 2017, que na UAN foi de 5.385.

Para este ano, referiu ainda Arlindo Isabel, a novidade consiste no recurso a provas de aferição que recorrem ao modelo americano, com correção automática dos exames, que decorem entre 29 de janeiro e 03 de fevereiro.

“Este processo é mais exato, dinâmico, elimina qualquer fator subjetivo, é mais transparente”, assegurou.

Além do certificado de habilitações do ensino médio e documentos de identificação, o processo de inscrição como candidato envolve a apresentação de um comprovativo do recenseamento militar, declaração de serviço para trabalhadores militares ou polícias e o pagamento de emolumentos entre os 4.000 e os 6.000 kwanzas.

A Universidade Agostinho Neto é a mais antiga e maior universidade pública de Angola, com cursos, entre outras, nas áreas do Ambiente, Engenharia Química, Gestão Empresarial, Gestão das Organizações, Direito, Sociologia, Gestão dos Recursos humanos e Matemática, num total de nove unidades orgânicas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!