Centro de Controlo de Satélites com inauguração marcada para sexta-feira


A inauguração do Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado na zona da Funda, província de Luanda, que estava inicialmente marcada para segunda-feira(23), passa agora para esta sexta-feira, 27 de Janeiro, segundo uma comunicação oficial divulgada pela Angop.

Foto: DR

De acordo com a agência de notícias angolana, a infra-estrutura seria aberta, inicialmente, na segunda-feira próxima, mas por razões de calendário levaram ao adiamento do acto para terça-feira e, posteriormente, para a próxima sexta-feira, dia 27.

A inauguração do centro decorre no âmbito da Estratégia Espacial Nacional e após o lançamento, em órbita e com sucesso, do Angosat-2.

O empreendimento foi construído numa superfície total de 6.617 metros quadrados e tem 47 compartimentos devidamente apetrechados com meios técnicos e tecnológicos.

O Centro de Controlo e Missão de Satélites é uma infra-estrutura inteligente com múltiplas vantagens de engenharia, capazes de garantir o acompanhamento, monitoramento e a exploração de satélites.

Vale lembrar que o satélite angolano Angosat-2, foi lançado no dia 12 de Outubro de 2022, no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, e está em órbita na posição 23E.

Com altas taxas de transmissão de dados, o Angosat-2 foi desenhado e construído com a participação e dedicação directa de especialistas russos e angolanos, e tem a capacidade para cobrir, através da Banda – C, todo o continente africano e parte significativa do Sul da Europa.

Exit mobile version