Centralidade do Kilamba e KK 5000 correm o risco de desabar dentro de três anos


Segundo a directora da Unidade Técnica de Gestão e Saneamento de Luanda (UTGSL), Zenilda Mandinga, durante a reunião sobre o reforço dos trabalhos para a preparação da próxima época chuvosa 2024/2025, a centralidade do Kilamba e KK 5000, no município de Belas, podem desabar, por conta da inoperância da Estação de Tratamento de Água Residuais (ETAR), e falta de manutenção na rede de águas pluviais há 13 anos, isto desde que a centralidade foi ocupada.

Na reunião que teve como foco a gestão e manutenção das infraestruturas de drenagem da província de Luanda, a responsável explicou que os colectores na centralidade têm a profundidade de três a 15 metros (que equivalem a um terceiro andar), o que facilitará o desabamento das infraestruturas. Pelo facto, é importante haver uma acção urgente a nível do município de Belas.

Dos quatro interceptores de grande diâmetro que tem aquela centralidade, dois estão afectados. A directora acrescenta também, que por conta de alguns desabamentos que se registaram, recentemente, foi feito um trabalho de limpeza no local.

Por outro lado, no KK 5000 tem novas bombas a conduzir mais água para a centralidade do Kilamba, sendo certo que ela vai saindo nos pontos de fuga e impermeabilizando mais a base.

Exit mobile version